=reverse= 1 (2006)

A primeira vez em que assisti a um show do =reverse= foi no dia 28 de maio de 2005. Contrariado em sair de casa e já temendo conhecer “mais uma daquelas bandas novatas que buscam um lugar ao sol, mas, que, não trazem absolutamente nada de novo”, confesso que tornei ao lar embasbacado. Aquela simples apresentação num reduto do underground carioca foi o que chamaria, sem exagero algum, de “uma pequena revolução musical”, ou mesmo de “uma missa pop”.

A surpresa veio logo nos primeiros acordes das guitarras de Daniel Lopes e Márcio Biaso, também cantores, que se completavam harmônico-melodicamente como poucas duplas já vistas por ai, e se estendeu ao baixo preciso de Guilherme Dourado, que dava total segurança ao som redondo do grupo, chegando até a bateria pungente de Leonardo Morel, que ora soava como um trator - esmagador -, outrora como um relógio de pulso - delicadamente preciso. Na platéia, duas centenas de jovens cantavam em tom uníssono todas as músicas apresentadas.

Eu sabia que não estava só no hall de seus admiradores, mas bastou-me uma simples busca em sites da Internet, no dia seguinte, para estar certo de que o =reverse= era realmente aquilo tudo o que vi e jamais imaginei encontrar numa despretensiosa noite de maio.

Navegando pela rede, encontrei Bruno Porto, jornalista de O Globo, definindo-os como uma grande promessa para o Rock Brasil, pois a banda, segundo ele, “nadava contra a corrente, ao buscar uma sonoridade própria, em vez de imitar outros nomes, como fazia a maioria das bandas novas”. O repórter fez questão de destacar, ainda, a qualidade das letras do quarteto, lembrando que “elas falam de relacionamentos, mas, no entanto, passam longe de qualquer clichê”.

No site Zine Cultural, Erich Monteiro foi um pouco mais detalhista, afirmando que “Daniel, Márcio, Guilherme e Léo fazem uma ponte entre a simplicidade da MPB e a harmonia peculiar do Rock Inglês”. Enquanto isso, Luciano Branco, editor do site Porão Web, completava a lista em seu portal destacando que o =reverse= “se dedica a fazer o que grande parte dos críticos acredita não mais existir: Pop Rock de qualidade”. E, sim, nós - eu e eles - estávamos certos! Mas nada disso foi dito em vão! Vejamos!

Ao surgir em meados de 2004, o =reverse= quebrou todo e qualquer parâmetro mercadológico com um drible desconcertante sobre aquele que é, certamente, o maior adversário de artistas independentes e grandes companhias fonográficas, o jabá, emplacando a música Tempo e espaço na programação da rádio carioca MPB FM (90.3MHz) sem qualquer tipo de negociação financeira - no talento mesmo!

A canção chegou ao 5º lugar do TOP 10 da emissora, levando-os à frente de nomes como Maria Rita, Nando Reis, Jorge Vercilo e Flávio Venturini & Caetano Veloso, e atrás, somente, de gigantes como Djavan, Adriana Calcanhotto e Ana Carolina.

Em abril de 2005, um novo feito! A versão acústica de O dia em que você seria eu despontou no dial e foi inserida na coletânea MPB de cara nova, lançada pelo selo Cultpar com distribuição da Universal Music. Ela invadiu, também, o universo da telefonia móvel e foi disponibilizada em True Tones, atingindo a marca de 1000 downloads em curto espaço de tempo (sic: No site do grupo são feitos mais de 2500 downloads mensais gratuitos de suas canções, enquanto sua comunidade no Orkut já conta com aproximadamente 1200 pessoas de todos os cantos do país).

Em agosto, a banda participou do programa Banda Antes, da MTV. Naquele mesmo período, Daniel Lopes, que acompanha o cantor e compositor Leoni, passou a tocar a música nos shows do ex-Kid Abelha, conquistando fãs em várias partes do Brasil.

No mês seguinte, gravou o conceituado programa Palco MPB, daquela mesma rádio, com entrevistas e música ao vivo, e de lá pra cá não parou mais. Foram diversas apresentações em casa lotadas, não somente no Rio, mas em todo o país.

=reverse=
1
(2006)

1. E pronto *
2. Vazio
3. Tempo e espaço *
4. Basta de clameres inocência
5. Fim *
6. Só você
7. Apaixonada
8. Imagina
9. Outro futuro
10. Mundo imerso
11. Se mude, meu amor
12. De que você precisa

DOWNLOAD: =reverse= 1

* Faixas regravadas e disponíveis no CD 2

Site: www.reverse.com.br

Mais informações e compras via BuscaPé.

Um comentário:

Camila Chilelli disse...

Queria tanto comprar esse Cd...mas acho que nem a banda existe mais :(