Charme Chulo - Charme Chulo (2007)

Foi na capital paranaense que nasceu o Charme Chulo. O grupo, criado pelos primos Igor Filus e Leandro Delmonico, surpreendeu a cena musical curitibana com um rock caipira apresentado pela primeira vez no EP "Você sabe muito bem onde eu estou" (2004/2005). Os críticos definiram o trabalho como uma mescla de rock inglês dos anos 80 e música caipira de raiz. Essa mistura aparentemente inusitada era permeada por letras particulares, que passeavam entre o melancólico, o irônico e o regional.

As apresentações ao vivo foram fundamentais para o reconhecimento da banda que, mesmo com pouco tempo de estrada, já apresentava ao público um show vigoroso, com direito a camisa xadrez, viola caipira, guitarra, "cozinha" pós-punk e um vocalista de muita personalidade. Naturalmente vieram os shows fora do estado e uma cobertura cada vez maior da mídia.

Em 2006, o grupo entrou em estúdio para gravar o primeiro disco de carreira. O interesse de Eduardo "Xuxu", vocalista e guitarrista da banda catarinense Pipodélica, em co-produzir o disco levou o Charme Chulo a gravar em Florianópolis durante os meses de abril e julho. A banda, mais amadurecida e segura, registrou as doze faixas do disco, entre elas duas regravações do EP ("Piada Cruel" e "Polaca Azeda").

Em abril de 2007, o álbum foi lançado pelo selo paulista Volume I, em parceria com a Fósforo Records (GO). O Charme Chulo fez dois shows de lançamento, em São Paulo e Curitiba. O disco, que agradou de imediato o público e a mídia, recebeu inúmeras críticas positivas pelo país. A banda foi destaque em veículos como Folha de São Paulo, Correio Braziliense, Correio da Bahia, Gazeta do Povo, Gazeta Mercantil, Revista Bizz e Revista Veja. Sites especializados em música independente, como Tramavirtual e Scream & Yell, também apostaram na banda, que foi eleita pelos leitores do blog do jornalista Lucio Ribeiro como uma das cinco bandas mais excitantes do rock nacional. Na TV, vale lembrar os programas Radar (RBS), Na Rua (JBTV), Trama Virtual (Multishow) e Jornal da MTV (MTV).

O Charme Chulo já tocou nas principais capitais do País (exceto as do Nordeste). Mais de 20 cidades receberam a banda dos hits "Mazzaropi Incriminado”, “Polaca Azeda”, “Barretos” e “Não deixa a vida te levar”, com destaque para os festivais Curitiba Rock Festival (PR), Demo Sul (PR), Grito Rock (MT), Ruído Festival (RJ), Ampli Vol.2 (SP) e Vaca Amarela (GO).

Recentemente, a banda registrou seis faixas ao vivo no projeto local “A grande garagem que grava”, incluindo duas músicas inéditas. O CD sairá em uma tiragem especial e as canções também serão disponibilizadas na Internet. A banda continua a turnê do primeiro disco, que já foi para a segunda tiragem, totalizando 2.000 cópias.

Para entender o Charme Chulo, ouça Tião Carreiro & Pardinho, Almir Sater, Legião Urbana (discos I e II), R.E.M, The Smiths, Violent Femmes (do início) e The Thrills. Veja Mazzaropi em “Jeca Tatu”. E leia “O Vampiro de Curitiba”, de Dalton Trevisan.

Músicas [MP3]:

01. Mazzaropi Incriminado [MP3]
02. A Caminho das Luzes essa Noite
03. Polaca Azeda [MP3]
04. Piada Cruel [MP3]
05. Amor de Boteco
06. Não Deixa a Vida te Levar [MP3]
07. Apaixonante na Tristeza
08. Romaria dos Desvalidos
09. Solito a Reinar [MP3]
10. Intriga de Cinco Pessoas
11. Barretos [MP3]
12. Geada no seu Coração

:: Download via Rapidshare ::

Sites: Oficial | MySpace | Tramavirtual | YouTube | Flickr

Mais Informações e Compras no BuscaPé.

2 comentários:

um cara barbudo disse...

podia ter uma foto mais recente do charme chulo, né?!

Anônimo disse...

excelente banda, moro em curitiba e ainda não pude ver ao vivo... obrigado pelo download, enquanto procuro pelo cd pra comprar! abraço!