Luisa Mandou Um Beijo - Luisa Mandou Um Beijo (2004)

É uma tarefa das mais complicadas não se simpatizar por uma banda com o nome de Luisa Mandou um Beijo. A situação fica ainda mais insustentável quando se tem conhecimento que esta banda tem uma canção chamada “Com um pote de geléia de morango nas mãos”. Para completar, o disco contém uma música com um singelo refrão repetindo inúmeras vezes a frase: “Então eu visto o meu casaco marrom”. Daí fudeu... Você já está fisgado pelo Luisa.

A dona do refrão do tal "casaco marrom" é a fofa "Bahaus Today". Junto com "Amarelinha", são velhas conhecidas do meu aparelho de som: as duas faixas estão no primeiro single do Luisa Mandou um Beijo, de 2002. O disquinho era uma prévia deste álbum lançado, depois de muita espera, pela Midsummer Madness em parceria com a Volume I Records.

A banda carioca mais irresistível do pedaço une guitarras distorcidas e um punhado de acordes bossanovísticos. Alguém dorme de "mansinho" na melhor faixa do disco, "Guardanapos", e outro alguém fala de "um cantinho e uma paixão" na já citada "Amarelinha”. Os diminutivos estão presentes na power bossa nova do Luisa, mas não são o maior destaque. O que mais chama a atenção e pega o ouvinte pelo ouvido são os solinhos ora de trompete, ora de flauta, sem esquecermos do vocal feminino na doçura certa para encantar e não enjoar.

Essa doçura fica a cargo da vocalista Flávia. A moça ainda é a responsável por uma das gargalhadas mais sinceras em uma música brasileira, bem no finalzinho da deliciosa “Julia”. Fernando Paiva, que assina todas as canções, e PP são os guitarristas. PC no baixo, Shouckbrou no trompete, Andrezinho na flauta e Luciano, que segura as baquetas também no Leela, completam o time de bons músicos.

Ao contarem a história de um cara chamado "Anselmo" eles citam Jean-Luc Godard e Luis Buñel e inserem um trecho do filme "Deus e O Diabo na Terra do Sol", de Glauber Rocha. "Anselmo, faça cinema por favor!/ Planos cortados e beijos em PB", "Tente filmar o que você sente" e "Quebre a narrativa e distorça o mundo" são alguns dos conselhos cantados por Flávia.
A adaptação de "Carinhoso", composta por Pixinguinha, é cheia de graça.

Letras curtas e intimistas e melodias irresistíveis compõem canções que vagueiam sutilmente entre a MPB moderninha e o guitar rock nacional. Ouça, se sinta bem e não ligue se os indies disserem que o Luisa Mandou um Beijo é MPB de mais ou se os hippies afirmarem que o som é indie de mais.
(Texto por Braulio Lorentz, 30.12.04, Pílula Pop)

Luisa Mandou Um Beijo (2004)
1. Amarelinha
2. Weep-Out Man
3. Anselmo
4. Guardanapos
5. Bauhaus Today
6. Desfeito em Luz
7. Julia
8. Maracanã
9. Com um Pote de Geléia de Morango nas Mãos
10. Carinhoso (Pixinguinha)
11. Hoje, o Mar Dançou no Céu
12. Introdução de O Maracá [Faixa Bônus]

Site: luisamandouumbeijo.com

Mais Informações e Compras no BuscaPé.

Um comentário:

Fel de gilete disse...

Esse blog é tudo o que eu lí, leio e escuto!!

Incrível,
quem escreve neste blog??
adorei.