Tantra - Eles Não Eram Nada (1996)

A história começa há mais dez anos. Primeiro, em meados de 1996, vieram um single e um clip para uma música extraordinária chamada "Corvos Sobre o Campo". Talvez você se lembre de um ou de outro, um rock aguerrido com um refrão autocolante ou imagens inspiradas em Van Gogh, ou melhor, na visão de Sonhos, de Akira Kurosawa, sobre Van Gogh.

Antes do final daquele ano, chegou às lojas um álbum inteiro, Eles Não Eram Nada, produzido por Liminha e com a capa feita por Luiz Stein. Uma conjugação de talentos que indicava, mesmo a quem tivesse perdido "Corvos Sobre o Campo", que os autores das músicas gozavam de algum prestígio e confiança.

Ah, o nome da banda era Tantra e era forfada por Fred Nascimento (voz e guitarra), Gian Fabra (baixo) e Marcelo Wig (bateria). Nascimento e Fabra já haviam sido músicos de apoio da Legião Urbana, o que, convenhamos, não é pouca coisa.

Uma pergunta válida pode estar ocorrendo ao leitor: o acúmulo de referências legionárias em dois terços do Tantra significa que ele é um grupo tributário? Sim e não. Assim como experiências não se apagam, o quarteto carioca acalenta a seriedade e a melancolia que fizeram a glória da Legião. Contudo, "Eles Não Eram Nada" refletia o fascínio pelo britpop e pelo grunge.

(*Adaptado de texto de Arthur Dapieve)

Pop e melodioso, porém razoavelmente barulhento. Produzido por Liminha o álbum foi gravado em uma semana. Um autêntico power trio interpretando canções que falam de perdas numa espécie de balanço de vida e morte.

“Quem veio de mais longe para visitar-me em meu alojamento, enfrentando as piores nevadas e as tempestades mais horríveis, foi um poeta. O lavrador, o caçador, o soldado, o jornalista, e até o filósofo podem ficar desencorajados; mas nada detém um poeta, pois ele é movido por puro amor.” (Henry D. Thoreau – Walden ou A Vida nos Bosques)

MP3 tracklist:
01. Tropicália
02. Corvos Sobre o Campo
03. Mordacchia
04. Um Dia de Sol
05. Erika
06. Barbie e Ken
07. Túnel do Tempo
08. A Lugar Nenhum
09. Cut Back
10. Rei Não Bate
11. O Lobo da Estepe

Sites: Oficial | MySpace | Orkut | Paravox

Mais Informações e Compras no BuscaPé.

Um comentário:

Gian Fabra disse...

Ola, muito legal ver um post sobre o Tantra. Parabéns pelo blog.

Agora tb entrei para o mundo dos blogueiros, estou escrevendo para o site do Tantra crônicas sobre músicas q marcaram minha vida. Dá uma conferida.
http://www.tantra.art.br/letra_musica
abs