Fellini - Posta-Restante (2007)

Impossível não escapar do clichê: a banda Fellini está presenteando seus fãs neste final de ano. Um de seus integrantes, o jornalista e músico Thomas Pappon, resolveu tornar público material inédito gravado entre os anos 80 e 90. Detalhe mais importante: tudo de graça, cortesia My Space.
A idéia de se colocar tudo na web foi decidida da maneira mais democrática possível. O projeto inicial (que não teve seqüência) era lançar esse material em CD. Thomas consultou os integrantes da comunidade dedicada ao Fellini no orkut a fim de saber qual o melhor formato para se divulgar as músicas. A opção pela internet ganhou força e não demorou até que o martelo fosse batido.

O acervo mantido por Thomas em seu hard disk tem preciosidades de qualquer tipo: gravações ao vivo, sobras dos álbuns oficiais e registros de ensaios. O músico pretende efetuar atualizações semanais. Acompanha cada faixa um textinho explicativo situando em quais circunstâncias o registro ocorreu, histórias de bastidores, além da transcrição completa (ou quase) da letra em questão. O site tem o nome-fantasia de "Posta Restante".

Ao contrário do que se possa imaginar, as músicas têm grandes qualidades, independentemente das condições técnicas. A faixa escolhida para a estréia, "A Melhor Coisa Que Eu Fiz", estava prevista para entrar no álbum 3 Lugares Diferentes, mas foi deixada de lado. Uma decisão discutível, pois tinha potencial para ser um hit. Para quem gosta de comparações, a trama de guitarras lembra demais Sonic Youth em seus bons tempos "noise".

Outra das faixas incluídas é "Por Toda Parte", música inédita até agora. Ela fez parte do repertório composto para o álbum Amor Louco. É mais um daqueles "sambas malucos" característicos do Fellini. Certa vez, procuraram saber de Steve Severin, do Siouxie and The Banshees, sua opinião acerca do rock brasileiro. Ele tinha vindo com sua banda ao país para uma série de apresentações em 1986. O baixista achou que tudo era uma cópia do que se fazia no exterior e perguntou se não tinha nenhuma banda fazendo "psycho-samba". Eis a resposta, ainda que com certo atraso.

Um grande lance proporcionado por "Posta Restante" é integração de dois dos sites mais populares da web: o My Space e o orkut. Enquanto as músicas são disponibilizadas no primeiro, as impressões dos fãs e ouvintes a respeito das mesmas são registradas no segundo. Um ótimo estudo de caso para os teóricos da mídia digital.

(Por Rodnilson Junior na Rock Press)


Posta-Restante (Bootleg)
1. A Melhor Coisa Que Eu Fiz
2. Por Toda Parte
3. Tudo O Que Eu Sei
4. Sikh
5. Las Drogas
6. Dois Terroristas
7. O Destino
8. Eclipse
9. Asno
10. Massacres da Coletivização (Ao Vivo)
11. Chico Buarque Song
12. Rio Vermelho
13. Árvore da Vida
14. É Chato
15. Quatro Estações
16. É Sério
17. Outro Endereço, Outra Vida
18. Leave Me Alone
[ DL ]

Myspace / MySpace fã / Comunidade Amor Louco (Orkut)


Mais Informações e Compras no BuscaPé.

Um comentário: